Juízes participam de curso de autodefesa

0
447

A diretoria de segurança da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap), em conjunto com a Comissão de Segurança Institucional do TJAP, realizou na última quarta-feira (14), na sua sede social, uma aula experimental de defesa pessoal para juízes e seus familiares.

O objetivo principal da técnica é buscar o desvencilhamento do oponente, sendo o embate físico o último recurso adotado. No curso, os participantes aprenderam métodos de autodefesa, pegadas e formas de escape, deslocamento no solo e levantada, torções, contenções e imobilizações, além de projeções e defesa de projeções.

A aula foi ministrada pelo mestre Alan Baía, faixa preta de Jiu Jitsu e com vasta experiência na área. O profissional treina há 21 anos a arte da alta defesa, além de atuar na segurança pública do Estado há 10, sendo instrutor de defesa pessoal do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) há sete anos.

O professor já ministrou cursos para policiais civis e militares, guardas municipais e agentes penitenciários, além de possuir vários títulos esportivos. Foi bicampeão mundial CBJJE, campeão da Copa Brasil, Tricampeão Paulista, campeão da Copa Nordeste/AL, dentre outros.

A Juíza Lívia Simone, da diretoria de segurança da AMAAP, afirmou que a Associação dos Magistrados mantém a preocupação com a segurança dos seus associados e adota medidas para oferecer mais tranquilidade no exercício da carreira.

“A defesa pessoal é apenas um dos aspectos de segurança que a AMAAP, em conjunto com a Comissão de Segurança Institucional do TJAP, está implementando e disponibilizando aos magistrados e seus familiares. A aula experimental foi muito proveitosa, sobretudo pelo seu ponto de vista prático”, destacou a magistrada.

Para a juíza Liége Gomes, o curso de defesa pessoal foi muito produtivo. “Aprendemos algumas técnicas simples para sair de situações de possível ataque e recebemos orientações de como proceder no dia-a-dia”, informou.

Participaram da aula os juízes Liége Gomes, Augusto Leite, Carlos Fernando, Lívia Simone, Eliana Pingarilho, Larissa Antunes e Luciana Camargo, bem como alguns dos seus familiares. Além do instrutor, estiveram presentes o Tenente-Coronel Elvis Murilo, o Capitão Rocha e o Soldado S. Oliveira. A próxima aula está agendada para a próxima quarta-feira (21), às 17h30, na sede social da AMAAP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here