Moradores plantam cerca de 500 mudas de árvores

0
122

Como parte da programação que antecede o aniversário de um ano do Residencial São José, a Prefeitura de Macapá fez doação e plantio de mudas arbóreas e ornamentais nesta segunda-feira, 5. Cerca de 500 foram plantadas na área do habitacional, todas produzidas no horto municipal e entregues aos moradores, que colocaram em manilhas que servem como canteiros. Crianças do projeto Anjos da Guarda, da Guarda Municipal, plantaram mais de 30 espécies.

A primeira árvore plantada foi a oiti, colocada próximo ao Centro Comunitário. As crianças do projeto serão as guardiãs. Mudas ornamentais, como abacaxizinho, jasmim cambraia, onze horas, brasileirinhas, lavadeira, lírio, dracena e roxinho, foram plantadas em diversos locais. As árvores de pequeno e médio porte foram colocadas em espaços mais abertos para que, no futuro, proporcionem sombra aos moradores.

Nilda Duarte participou da ação e escolheu espécies ornamentais para plantar em frente ao prédio onde mora. “Estou encantada com esta ação. Nosso residencial ficará mais bonito com todas essas plantas. Escolhi mudas de brasileirinha e lírios, pois também somos responsáveis pela preservação do lugar que moramos”.

A pequena Alexandra Furtado, 10 anos, escolheu a espécie onze horas para plantar em uma manilha próximo à quadra de esportes. Segunda ela, a sensação que sentiu ao plantar foi maravilhosa. “Estou me sentindo ótima, pois plantamos um pedaço de nós. Precisamos das árvores para sobreviver, elas nos dá oxigênio”. Alexandra faz parte do Anjos da Guarda e estava acompanhada de sua mãe, Emília Santos, que é integrante do Comitê de Meio Ambiente do Residencial São José. “Essa ação é importante para nossas crianças. A preservação do meio ambiente tem que ser ensinada sempre. Sofremos com tanta quentura, imagina se não existissem mais árvores. Temos que continuar plantando”, relatou dona Emília.

Um grupo de jovens iniciou a pintura de espaços com o tema meio ambiente. Segundo Silvana Catiuce, coordenadora do grupo de grafiteiros do São José, o projeto consiste em pintar baseado no desenho de camuflagem, que reflete a preservação ambiental. “Vamos trabalhar nas lixeiras e manilhas que servem de canteiro. Também vamos pintar a caixa d’água e os depósitos de lixo, tudo para deixar nosso residencial mais alegre, mais bonito e transmitindo a mensagem de preservação do meio ambiente”.

Os moradores receberam orientação quanto ao cuidado com as plantas e participaram de palestra sobre preservação do meio ambiente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here